A Audiência Pública, realizada na quinta-feira, 14/07, na Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) teve como objetivo debater a importância da inserção da língua espanhola na grade curricular da Rede Estadual de Ensino.

A iniciativa foi do deputado Professor Cleiton (PV), integrante da comissão, que defende a inclusão do ensino do espanhol nas redes públicas de educação. Segundo o deputado, “nossos alunos merecem esse ensino. Sabemos que há milhares de professores capacitados para ministrar essas aulas. Ganha a educação, ganham os professores e ganham os alunos”.

A professora de língua espanhola na rede estadual, Sidneia Fátima de Jesus, uma das representes da APEMG e dos professores da rede pública participou da mesa de debates e enfatizou que os professores concursados estão sofrendo com a exclusão do espanhol no currículo da Educação Básica no Estado de Minas Gerais.  “Nossos colegas estão sendo colocados para atuar em área distinta à que prestaram concurso. Alguns em língua portuguesa, quando sobram aulas, e em outros conteúdos que possam lecionar, para completar o cargo ou para não terem que deixar a escola”, afirmou ela. 

Também participaram da mesa de debates o presidente da APEMG, prof. Eduardo Amaral, que representou a UFMG; a prof. Clarisse Barbosa, secretária da APEMG e representante da UFVJM; o diretor da APEMG, prof. Leandro Silveira de Araújo, representante da UFU; e o prof. Ítalo Riccardi León, representante da UNIFAL.

Na plateia, estiveram presentes professores da UFMG e da rede pública e estudantes. É preciso destacar que estados como Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte e Roraima já ofertam o espanhol nas grades curriculares das escolas públicas.

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *