RESUMOS

 

MATERIAIS DIDÁTICOS NO ENSINO DE ESPANHOL: A SAÚDE MENTAL NA ADOLESCÊNCIA COMO TEMÁTICA DE UMA UNIDADE DIDÁTICA AUTORAL

Suzana Linhati

Universidade Federal de Santa Maria

A elaboração de materiais didáticos no âmbito do ensino de línguas adicionais tem sido tema de investigações no decorrer dos últimos anos. Como produto da dissertação de mestrado da autora (LINHATI, 2021), este estudo apresenta uma proposta de unidade didática autoral desenvolvida para terceiranistas do ensino médio, com foco no tema da saúde mental na adolescência. Seguindo as etapas de elaboração de materiais didáticos propostas por Leffa (2007) e utilizando fontes alimentadoras diversas (como estudo piloto, revisão integrativa e documental e fundamentação teórica), produziu-se uma unidade didática constituída por subtemas, que envolvem a prevenção, o lazer e a atuação discente como rede de apoio, e por conteúdos programáticos alusivos aos tempos verbais de futuro do modo indicativo. Além disso, criou-se um manual voltado a professores de espanhol, como forma de orientá-los em relação ao uso do material e às possibilidades de adaptação para seus respectivos contextos de atuação.

 

 A AMÉRICA LATINA NAS ONDAS DO RÁDIO E NAS SALAS DE AULA DE ESPANHOL

Doris Cristina Vicente da Silva Matos

Universidade Federal de Sergipe

Entendendo a música como uma forma de linguagem que colabora para os processos de letramento, pretendo compartilhar experiências com a diversidade musical e cultural do cenário hispânico por meio da produção e divulgação de programas de rádio que contemplam a representação da América Latina. Através do programa Buena Onda, veiculado pela Rádio UFS FM 92,1, busco compreender e apresentar o espaço cultural da América Latina para além das fronteiras geográficas ou linguísticas, promovendo a educação musical em espanhol e outras línguas em contato. Oferecemos acesso à diversidade cultural (musical, artística e linguística) latino-americana e, a partir desse contato, podemos contribuir para a formação de um público ouvinte mais sensível e receptivo a outras realidades, a outras formas de dizer, de fazer arte e cultura. Nesse sentido, também compartilharei possibilidades de uso do programa Buena Onda como recurso didático educacional, contribuindo para potencialidades interculturais nas aulas de espanhol.

 

LETRAMENTO LITERÁRIO CRÍTICO POR MEIO DA POESIA DOS SLAMS EM LÍNGUA ESPANHOLA

Fabiana Oliveira de Souza

Colégio Pedro II

Os slams são campeonatos de poesia falada que surgiram em 1986, nos Estados Unidos, e que chegaram ao Brasil em 2008. Desde 2015, o Slam da Guilhermina, coletivo de São Paulo que levou as disputas para as ruas do país, organiza o Slam Interescolar SP, uma transposição desse gênero artístico-literário para o ambiente escolar envolvendo estudantes do Ensino Fundamental e Médio e, em especial, de instituições públicas da cidade de São Paulo. Nessas competições, observa-se um expressivo número de alunos produzindo e compartilhando suas poesias, por meio das quais problematizam temas diversos, o que torna o slam um aliado no processo de formação cidadã desses sujeitos. A partir desses dados, apresento uma proposta de inserção, nas aulas de Língua Espanhola, dos slams realizados em países hispanofalantes, com o objetivo de desenvolver um letramento literário crítico e um ensino intercultural, incentivando um maior engajamento discente nas práticas de leitura.

 

 

 

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *